Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

15
Jun16

Roménia 1 - 1 Suíça: Ia Ser Bom, Não Foi


J.G.

540420142.jpg

Um jogo que tanto prometeu e acabou a saber a desilusão. Quarto empate neste Europeu a abrir a 2ª jornada do grupo A . 

Fazendo uma ponte para a estreia das duas equipas, a Roménia entrou com vontade de fazer esquecer a injustiça que sentiu naquele golo tardio de Payet que anulou o factor surpresa que ia acontecendo. O técnico Iordanescu optou por mudar quatro jogadores com óbvia intenção de dar mais dinâmica ao seu ataque. 

Mesmo assim, foi a Suíça que arrancou melhor. Embalados pela vitória contra a Albânia, os helvéticos apresentaram o mesmo onze e procuraram chegar ao golo cedo como no seu primeiro jogo. Mas a resposta dos romenos foi boa e aos poucos conseguiram tomar conta do jogo.

Pareceu-nos que a Suíça acusou em demasia o conforto de já ter três pontos e acabou por sofrer um golo da mesma maneira que a França. O experiente capitão Lichtsteiner foi apanhado a puxar a camisola de um adversário na área e o árbitro deu o segundo penalti da prova aos romenos. Bogdan Stancu confirmou ser especialista e voltou a converter o penalti passando a ser o melhor marcador do torneio.

A partir dos 18 minutos Suíça passou a dominar o jogo e a Roménia optou por uma pose expectante espreitando o contra ataque. Até ao intervalo manteve-se a vantagem dos vermelhos.

 

Na 2ª parte temeu-se que as várias ocasiões criadas, especialmente por Xhaka, não chegassem para anular a desvantagem suíça. Já na primeira parte o avançado Seferović tinha mostrado falta de qualidade na finalização, e isto já é dizer tudo sobre um ponta de lança. A Suíça foi uma evolução de decepções com Shaquiri à cabeça. A imagem que ilustra o texto é bem simbólica da falta de acerto da estrela suíça, um pontapé de bicicleta inofensivo. Do banco também não vieram melhores notícias. A nossa aposta para revelação, o jovem talentoso Embolo, tem entrado muito ansioso e nervoso acabando por anular as tentativas em desequilibrar. 

O golo do empate veio no forte pontapé no meio de um cacho de jogadores na área, Mehmedi carimbou uma jogada que é um hino à globalização. Djourou, nascido na Costa do Marfim, fez o passe para Mehmedi, nascido na Macedónia, dar o golo para a ... Suíça.

 

Tendo em conta que a Roménia em 14 jogos (não contando com este) em Europeus só tinha ganho por uma vez, já se esperava que o empate se mantivesse até ao fim. Pior para os romenos, que ficam só com 1 ponto, menos mau para a Suíça que soma 4 mas tem que defrontar a França a seguir. 

Podia ter sido um jogo muito bom, acabou por ser o jogo normal destas selecções em Europeus, mediano.

 

Melhor em Campo: Xhaka