Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

04
Jun16

Grupo B: Eslováquia


Pedro Varela

  • FIFA Ranking 24
  • Grupo B
  • Treinador Ján Kozák
  • Primeiro jogo País de Gales

 

Estreia (quase) absoluta nos Europeus de futebol, quase, porque em 1976 na final do Europeu diante da RFA, oito jogadores da Checoslováquia eram provenientes do país que agora carimba a sua primeira presença em fases finais. 

A marca desta Selecção, contudo, foi em 2010 quando eliminou a Itália no Mundial da África do Sul.

Conseguiu a qualificação para este Europeu de França no grupo da Espanha, em segundo lugar, com uns notáveis 22 pontos em 30 possíveis.

Num grupo que, à partida, tem a Inglaterra como favorita a vencer, muito vai depender da estreia perante o País de Gales no dia 11 de Junho para compreender melhor o possível destino desta Selecção. Não creio que alguma Selecção entre em campo a pensar num possível terceiro lugar que dará acesso aos oitavos de final, mas será este o objectivo mínimo desta Eslováquia.

O 4x2x3x1 que habitualmente Kozáz apresenta, com um 11 base experiente, basta ver a média de idades, a Eslováquia tem 11 jogadores acima dos 30 anos nos 23 escolhidos, será reforçado com jovens jogadores, onde destacamos Duda ou Róbert Mak. 

 

 

Craque

Marek Hamsik

85 internacionalizações e 17 golos, é o jogador mais experiente desta Selecção. O médio do Nápoles foi o goleador da Eslováquia durante a fase de qualificação, e isso, por incrível que possa parecer, valeu-lhe algumas críticas ao nível do desempenho na Selecção quando comparado com o clube italiano. No entanto, recai sobre ele a capacidade de empurrar a sua Selecção para os oitavos de final, a experiência é um ponto de ordem.

 

Revelação

Ondrej Duda

9 internacionalizações e 1 golo, visto por muitos como o substituo de Hamsik, passou os últimos 2 anos no Légia de Varsóvia a evoluir de forma sustentada e poderá, neste Europeu, ter a oportunidade de brilhar e encontrar uma Liga maior para a época de clubes que começará em Agosto. Duda é um jogador que vive e respira futebol!

 

Onze Tipo

Kozacik; Pekarik, Skrtel, Durica, Hubocan; Pecovsky, Kucka; Mak, Hamsik, Weiss e Nemec.