Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

10
Jun16

Voz a Adeptos e Adeptas de Outros Países da Europa


J.G.

Um desafio diferente. Fomos por essa Europa fora saber as opiniões de alguns adeptos de outros países e de um português na Catalunha. Um olhar alternativo para este Euro com respostas muito curiosas. 

Um italiano, um turco, um checo, uma inglesa e uma eslovaca, responderam às seguintes questões:

- O teu país está entusiasmado com a aproximação do Euro? 

- Até onde achas que vai a Selecção do país onde vives? 

- O país pára para ver jogar a sua Selecção?  

- Portugal pode mesmo ganhar o Euro? 

 

37c11b05-16ff-4b0d-a953-4259194f0f0a.jpg

Enrico De Grandis, Itália, Estudante, 28 anos

1. Não muito, eu sinto que na edições anteriores o pais estava mais entusiasmado.

2. Eu gostaria de dizer que pelo menos até ao top 5 a rondar o primeiro lugar, mas penso que será um milagre atingirmos o top 10.

3. Nem por isso, mas quando se trata de competições oficiais, as pessoas seguem e vêem todos os jogos, afinal de contas é a nossa principal paixão no mundo do desporto.

4. Não sei se Portugal poderá ganhar, também não tive a oportunidade de assistir aos seus jogos, mas apesar de surpresas acho improvável, acho que o favoritismo continua a ser o mesmo de sempre, as selecções da Alemanha, Espanha ou Franca.

 

 

aeb42640-1ca1-4f86-825c-65e9c601a2e2.jpg

Tolga Hasim Bedir, Turquia, Especialista em Comércio Internacional e Exportações, 26 anos

1. Como acontece nos países do sul da Europa, na Turquia também temos uma grande paixão pelo futebol. A maioria das pessoas estão bastante entusiasmadas pela chegada do Euro 2016, isso deve-se a muitas razões, mas resume-se tudo ao simples facto que adoramos futebol e estamos sempre esfomeados por vitórias. Em 2002 ficamos em terceiro no campeonato do mundo e no europeu de 2008 também, desta vez temos que elevar a fasquia e chegar à final, é para isso que todos nós estamos a torcer. Uma outra razão porque estamos também tão entusiasmados, tem a ver com a publicidade relacionada com a nossa selecção nacional, nós temos as caras dos nossos jogadores e treinador nos aviões da Turkish Airlines!

 

2. Estamos no grupo da Espanha, Croácia e Republica Checa. É quase impossível ganharmos a Espanha, mas conseguimos desafiar as outras duas. Na fase de apuramento ao Euro, a Republica Checa estava no nosso grupo e ganhamos em Praga num dos últimos jogos, por isso espero uma vitória, em relação a Croácia, considero uma selecção semelhante à nossa, é possível que empatemos. Acho que facilmente vamos avançar aos quartos de final. No meu ver, a determinação e emoção com que os jogadores entrarão em campo irá ter influencia no resultado final, especialmente quando temos menores chances de ganhar contra grandes equipas. Como disse espero que nesta edição façamos melhor que em 2008 e chegaremos à final.

 

3. Isso nunca acontece. A nossa selecção é muito imprevisível, nunca sabemos ao certo do quanto os nossos jogadores são capazes contra outra selecções. Nas fase de grupos de apuramento ao Euro começamos muito mal, mas acabamos por ganhar os últimos 6 jogos e assim conseguimos qualificar. Mas sem dúvida que à medida que vamos ganhando, maior é o nosso interesse. Durante o Euro tenho a certeza que a maioria irá assistir os jogos da nossa selecção até ao último minuto. 

 

4. Sem dúvida que Portugal pode ganhar o Euro 2016, pela equipa boa que tem e pelo que tem mostrado, mas o maior candidato à vitória na minha opinião é a Alemanha e também acho que a Polónia poderá ser uma inesperada surpresa para todos nós.

 

10e1cb91-4e84-4a67-a58c-705825b757ae.jpg

Vojta Stejskal, Republica Checa, Hidrólogo, 27 anos

1. Acho que não. Apesar de termos ganho o grupo de qualificação a nossa selecção é bastante jovem, a geração de Koller, Nedved, Poborsky, Galasek, Grygera Ujfalusi e Baros já passou à história e a maioria das pessoas começaram a ligar menos à selecção. Por exemplo, quando foi o Euro 2004 em Portugal toda gente conhecia a nossa selecção pela qualidade de jogadores que tínhamos, eram conhecidos a nível mundial. Hoje, apenas temos o Cech e Rosicky, o resto dos jogadores jogam na liga checa ou na segunda liga inglesa. Não temos jogadores famosos. Mas claro que estamos com a nossa selecção, especialmente se jogarmos bem.

 

2. O nosso grupo é bastante difícil, provavelmente acabaremos em último, não acredito que passaremos aos quartos de final, mas vamos ver, espero estar enganado e que a selecção me surpreenda.

 

3. Não, como disse a nossa selecção é bastante fraca nos dias de hoje. Penso que a maior parte das pessoas nem conhece metade dos jogadores que foram convocados para o euro.

 

4. Espero que sim! Adoraria ver Portugal campeado da Europa. Admito que não tenho acompanhado os jogos de Portugal, mas seria interessante ver Portugal a ganhar contra a França, Alemanha ou Espanha. Na minha opinião, Portugal é sem duvida um cavalo preto deste campeonato, com grandes probabilidades de se sagrar campeão da Europa.

 

6911addd-1bfb-48af-9fdf-d6f127e6bb29.jpg

Caroline Ruby, Inglaterra, Designer, 23 anos

1. Sim, sem dúvida. Sempre que haja futebol a Inglaterra está sempre entusiasmada.

 

2. Penso que a Inglaterra tem equipa para passar a fase de grupos, mas não deve ir além dos quartos de final.

 

3. Sim, todas as pessoas fazem questão de acompanhar a selecção, até aqueles que normalmente não acompanham jogos de futebol arranjam sempre tempo para ver os jogos da selecção, especialmente nas grandes competições.

 

4. Não conheço muitos jogadores portugueses, penso que os favoritos são a Espanha ou Alemanha, normalmente vão sempre longe nesta competição.

 

2281e153-fbdc-42c4-bb10-acdc3b789a47.jpg

Zuzka Šimulčíková, Eslováquia, Advogada, 26 anos

1. Penso que sim, desde que nos tornamos um pais independente nunca conseguimos um apuramento para o Euro, é uma sensação muito boa estar presente e não ver o euro de fora. Todos os eslovacos estão orgulhosos pela nossa selecção, especialmente a partir do momento que ganhámos contra a Espanha na fase de apuramento, o país ficou maluco!

 

2. Adorava que conseguíssemos avançar na fase de grupos, mas acho bastante difícil.

 

3. O país pára quando a selecção de hóquei no gelo joga, esse é o nosso desporto rei! Em relação ao futebol nem por isso. É claro que estamos entusiasmados em relação ao euro, vamos assistir ao jogos e apoiar a selecção, mas nada de mais.

 

4. Claro que pode! Portugal tem o melhor do mundo e equipa para ganhar a qualquer selecção. Força Portugal!

 

 

Finalmente, a visão de um português a viver na Catalunha, o Tiago:

- O país está entusiasmado com a aproximação do Euro ?

A verdade é que entre Madrid em festa ou luto pós-UCL e uma Catalunha com relação complexa com as Espanhas (também a que veste de vermelho no campo da bola), não detecto muito entusiasmo. Certamente que a coisa vai mudar quando acabarem os jogos a brincar e começarem os jogos a sério.

 

- Até onde achas que vai a Selecção do país onde vives?

Se tivesse que apostar, diria que quanto muito chegaria às meias-finais.

 

- Apoias a selecção do país onde vives ou só Portugal ?

A verdade é que não apoio militantemente nenhuma delas mas ficarei contente por ambas se tiverem êxito.