Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

31
Mai16

Transmissão do Europeu na Televisão


Pedro Varela

Photo by Ronald Martinez/Getty Images

Para o Europeu de 2016 que irá decorrer de 10 de Junho a 10 de Julho, num total de 51 jogos, a UEFA procedeu ao mecanismo tradicional de venda por mercado (país) a um distribuidor/operador de televisão (qualified media content distributors), que por sua vez, faz os acordos com os parceiros localmente. Vamos passar por alguns países e as respectivas opções para visualização dos jogos do Europeu.

 

Em Portugal o concurso inicial foi vencido pela RTP. Em Junho de 2015, a "A UEFA confirmou hoje que a RTP é uma das muitas televisões de serviço público europeias a transmitir a prova em exclusivo e em todas as plataformas – rádio, televisão e web". No mês passado, ficou a saber-se que a RTP tinha vendido os jogos do Euro/16 à Sport TV.

 

Então isso significa o quê para Portugal?

A RTP passará 24 jogos do Euro 2016 onde se incluem as partidas da nossa Selecção Nacional, tudo isto em canal aberto. Aliás, podem ficar a conhecer a operação da RTP para o Euro 2016 neste link. A Sport TV fica com a transmissão integral, ou seja, em canal fechado transmitirá todos os jogos do Europeu que decorrerá em França.

 

No Reino Unido, e há muita gente pela experiência do passado que gosta de poder acompanhar as partidas seguindo determinados comentadores britânicos, haverá uma partilha dos jogos televisionados entre BBC e ITV. 

 

Os jogos que despertam mais interesse para os adeptos da ilha Britânica são os que intervêm a Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda. Esses 11 jogos são transmitidos pelos 2 canais referidos, sendo que o jogo Inglaterra - País de Gales passará na BBC e os dois restantes jogos da Inglaterra, contra a Rússia e Eslováquia, são transmitidos na ITV.

 

Claro que neste altura muitos perguntarão, podemos ver on-line?

Ambos os canais, BBC e ITV, têm visualizadores de televisão on-line. Apenas acessíveis a quem vive no Reino Unido. No entanto, é possível, de forma muito simples, usar um add-on no Chrome, por exemplo, como o Browsec, e simular que estamos nesse país. Assim, conseguimos aceder ao iPlayer da BBC e ao da ITV, este último requer um registo.

 

Nos EUA o futebol terá o seu acompanhamento através da ESPN, entre canal 1 e canal 2, na ESPN Deportes e na Sling TV (subscrição paga e só EUA).

 

Em Espanha os direitos foram vendidos à Mediaset España que, pelo que consegui apurar, transmitirá 23 jogos, mais a abertura e final, e claro, os jogos de "La Roja".

 

Na Itália, os jogos da Selecção Italiana mais 10 partidas serão transmitidas na RAI, sendo que em sinal fechado, a Sky Itália fará a transmissão integral do Europeu.

 

Na França, o país organizador do Europeu, as partidas são divididas por 3 operadores: TF1, M6 e beIn Sports.

A beInSports, tal como a Sport TV em Portugal, assegura a transmissão integral de todo o Europeu, a TF1 transmitirá 21 jogos, onde se incluem os da França e o M6 terá direito a 11 jogos.

 

Na Alemanha, todos os jogos serão transmitidos no canais públicos ARD e ZDF.

 

Há muitos países, obviamente, com os direitos de transmissão do Europeu por esse mundo fora, fica aqui um site onde poderão consultar essa informação jogo a jogo em cada país.

 

Não há razão nenhuma para ficarem fora do Europeu!