Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

05
Jun16

Grupo C: Polónia


RSolnado

  • Fifa ranking 27
  • Grupo C
  • Treinador Adam Nawalka
  • Primeiro jogo Irlanda do Norte

As prestações no Euro 2008 (em casa) e 2012 não deixaram boa memória, mas a equipa que chega a 2016 está diferente, para melhor. Na qualificação somente perdeu uma vez, na Alemanha, arqui-rival que derrotou em casa e reencontra nesta fase de grupos. Candidata a discutir o apuramento com a sua co-organizadora de 2012, a Ucrânia, não pode vacilar diante da Irlanda do Norte no primeiro jogo e garantir uma vitória obrigatória, que os colocará na rota dos oitavos de final.

A equipa tem estado em estado de graça, a dinâmica do meio-campo, a profundidade dos seus laterais e sobretudo a forma produtiva dos seus avançados quebrou o paradigma de equipa fechadinha que esperava um contra-ataque para fazer a diferença. Ainda assim poderá estar excessivamente dependentemente de Lewandoswki e da força do sevilhista Krychowiak a meio-campo. Curiosidade para ver a escolha na baliza, as duas temporadas de grande nível de Fabianski no Swansea permitiram-lhe roubar a baliza da Selecção a Szczesny, que no entanto se reabilitou na Roma esta época.

 
Craque
Robert Lewandoswki

Aos 27 anos, o capitão da Polónia está no auge da sua carreira. Apontou 13 golos em 10 partidas na qualificação, e nesta época marcou 42 golos com a camisola do Bayern, melhor registo da sua carreira. A selecção está montada em seu redor, isto é, todos sabem o que têm a fazer até levarem a bola à área, onde o letal avançado faz a diferença.

 
Revelação
Arkadiusz Milik

O jovem avançado do Ajax pode ser a chave do sucesso do ataque polaco. Jogando a Polónia com 2 avançados a vigilância sobre Lewandowski diminuiu ou deixam Milik sozinho... Pelo Ajax foram 23 golos esta época, e na qualificação mais 6, beneficiando sobretudo das atenções estarem centradas em Lewandowski, Milik apareceu com mais espaço e não se fez rogado. Jogador que pode ser para outros voos, pode ter neste Europeu uma rampa de lançamento.

 
Onze Tipo
Fabianski ou Szczesny; Piszczek, Glik, Pazdan (Salamon) e Wawrzyniak; Krychowiak, Kuba Blazczykowski, Maczysnki e Grosicki; Lewandowski e Milik.