Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

03
Jun16

Grupo A: Albânia


J.G.

  • Fifa ranking 42
  • Grupo A
  • Treinador Gianni De Biasi
  • Primeiro Jogo Suíça
 

Aqui está uma grande surpresa para quem não acompanha com atenção a evolução das competições de Selecções. A Albânia é uma das estreantes em fases finais de Europeus beneficiando do alargamento mas também mostrando argumentos na fase de qualificação onde fez a vida negra a Portugal e superiorizou-se mesmo à Dinamarca, deixando a Sérvia ainda mais para trás.

Desde 2011 com o italiano De Biasi ao leme, a Albânia desenvolveu uma eficaz prospecção de jogadores baseada na juventude kosovar-albanesa espalhada pelo futebol alemão, suíço e croata. O recrutamento de Taulant Xhaka é o ponto de referência desta bem sucedida política. O médio do Basileia somou mais de 40 jogos pelas selecções jovens da Suíça mas aceitou o convite de Biasi para ser um marco na equipa albanesa.

A ideia de jogo assenta num defensivo 4-5-1 bem equilibrado, organizado e que aposta tudo na pressão sobre o adversário com bola.

A agressividade do avançado Cikalleshi personifica bem o espírito lutador das águias que apostam tudo num futebol de resistência nesta estreia ao mais alto nível. A incógnita é saber como vão chegar ao golo com tantas preocupações defensivas. 

 

Craque

Taulant Xhaka

O médio de 25 anos é mesmo o ponto de referência no meio campo albanês. Forte a recuperar bolas, disponível para a luta mas também determinante com bola na hora de construir e assistir os seus companheiros. Joga um pouco por todo o lado, é pau para toda a obra. Indispensável.

 

Revelação

Sokol Cikalleshi

Se estiver nas melhores condições físicas será titular no ataque. Se houver magia albanesa e aparecerem golos surpreendentes é provável que o jogador de 25 anos do Basaksehir (Turquia) esteja envolvido. São vários "ses" mas ser revelação na estreante Albânia não é fácil.

 

Onze Tipo

Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj, Agolli; Abrashi, Xhaka, Kace; Gashi, Lenjani; Cikalleshi.