Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

10
Jun16

França 2 - 1 Roménia: Payet Resolve


J.G.

13435757_10153609954295423_1205597692_n.jpg

Dimitri Payet, nascido em Reunião, território ultra marino francês no oceano Indico, deu um golo, resolveu o jogo e saiu a chorar de felicidade do relvado deixando a França em êxtase. À atenção de Marine Le Pen.

Foi uma vitória emocionante e inesperadamente suada para os organizadores do torneio que estiveram perto de perder pontos na estreia. No meio de tantas estrelas, foi o homem do West Ham a resolver uma equação que se tornava cada vez mais complicada.

A Roménia preparou muito bem o jogo, a experiência do seu treinador, Iordanescu, valeu uma exibição muito bem conseguida. E nem foi uma equipa exageradamente defensiva, teve as suas oportunidades e conseguiu equilibrar o jogo anulando os desequilíbrios franceses.

Por seu lado, Deschamps ficou refém de um meio campo demasiado musculado e trabalhador. Só Payet era esclarecido a atacar, Griezmann esteve muito apagado e Giroud demorava a acertar com eficácia na baliza, apesar de algumas boas oportunidades para marcar.

Quando parecia que a França estava condenada a alargar a frente de ataque e arriscar mais no jogo, aparece um cruzamento de Payet para a cabeça de Giroud que foi mais forte nas alturas do que Tatarusanu com as mãos e o golo caía, literalmente do céu, para a França.

Parecia que o problema estava resolvido mas os romenos mostraram muita determinação e chegam ao empate de penalti. O 4º num jogo de abertura de Euro e todos contra os anfitriões. Stanciou sacou a falta ao veterano e ingénuo Evra, Stancu estancou a alegria gaulesa e empatou o jogo.

Estavam jogados 65' e voltava tudo a complicar-se para os azuis. Deschamps lançou dois dos mais novos jogadores de sempre a representarem a França num Europeu, Coman e Martial, para ganhar velocidade, improviso e soluções de ataque. 

Mas foi o hammer Payet que mandou uma autêntica martelada no jogo com um pontapé formidável fora da área e com nove romenos atrás da linha da bola! Um golão que deu a vitória a França de uma maneira épica. 

Boas indicações deixadas pela organização romena, Pinitilii e Hoban muito fortes na zona defensiva do meio campo, Stancu e Stanciu muito activos e com boas iniciativas. Na França, os destaques vão para Kanté, incansável na recuperação de bola, Giroud porque acaba sempre por marcar como tem acontecido nos últimos cinco jogos da França, e , claro, Payet que ficará imortalmente ligado a este jogo inaugural do Euro 2016.

 

Melhor em campo: Dimitri Payet