Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

02
Jun16

As mudanças na fase de grupos


RSolnado

Antes de analisarmos detalhadamente as equipas de cada grupo, convém perceber as mudanças na qualificação para a segunda fase. Em 2016 passamos de 16 para 24 equipas participantes, deixam de ser 8 equipas para serem 16 qualificadas para as eliminatórias, que agora começam nos oitavos de final. E em vez do tradicional emparelhamento (1º Grupo A vs 2ºGrupo B, etc), ao passarem os 4 melhores terceiros, tudo muda para as rondas a eliminar.

Os emparelhamentos até à final estão já definidos, conforme mostra o gráfico abaixo, em que a verde temos os vencedores dos grupos, a encarnado os segundos classificados, e a amarelo os terceiros.

 

O caminho até à final está traçado, e como se pode ver os terceiros classificados jogam sempre contra primeiros classificados, mas há dois primeiros classificados que não têm essa sorte, dos grupos E e F, que defrontam os segundos classificados dos grupos D e E, respectivamente. Os segundos classificados dos Grupos A e C, e B e F, medem forças nos oitavos de final.

E como se determinam quem são os 4 melhores terceiros classificados? O regulamento esclarece:

  • Maior número de pontos obtidos.
  • Maior diferença entre golos marcados e sofridos.
  • Maior número de golos marcados.
  • Critério de fair-play.
  • Melhor classificado do ranking UEFA de Selecções.

Conhecidos os 4 terceiros classificados, como se distribuem pelos jogos dos oitavos de final? É complicado, mas o regulamento tem uma matriz que prevê todos os cenários: Na coluna do lado esquerdo, as 4 letras indicativas de quais os grupos de onde se apuram terceiros classificados. Na primeira linha, a legenda com quem enfrenta o primeiro classificado dos Grupos A a D, no respectivo cenário. Eis a dita matriz, presente no regulamento da competição:

Da tabela analisa-se que muito provavelmente, o vencedor do Grupo A jogará com o 3º do grupo C ou D; o 1º do B deverá jogar contra o 3º do A ou D; o 1º do C contra o 3º de A ou B e o 1º do D provavelmente contra o 3º de E ou F.

 

Confuso? É perfeitamente natural. Sugiro que “brinquem” com o simulador que o site do EuroSport nos apresenta, em que podem, ao mexer na classificação de cada grupo, prever o cenário para as eliminatórias.