Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

Parque dos Príncipes

Espaço dedicado à cobertura do Campeonato Europeu de Futebol de Selecções a decorrer em França de entre 10 de Junho e 10 de Julho

19
Jun16

Albânia 1-0 Roménia : vitória histórica poderá valer qualificação!


Pedro Varela

goloAlbania.jpg

 

Roménia e Albânia entravam para a última jornada com aspirações ligeiramente diferentes para seguir em frente na competição. A Roménia com uma vitória sobre a Albânia e derrota da Suíça diante da França poderia qualificar-se directamente. A Albânia com uma vitória esta noite teria sempre de esperar pelo fecho dos outros grupos para saber se consegue qualificar-se para os oitavos de final.

 

Iordanescu procedeu a quatro substituições, duas delas por lesão Rat e Pintilli, entraram Matel, Hoban, Alibec e Stanciu. O objectivo era claro: lutar pela vitória.

Do lado Albanês, podia regressar Cana, o central que esteve castigado e eventualmente Xhaka, mas a única alteração acabou por acontecer no meio campo com a troca de Kukeli por Basha.

 

A Roménia dominou o jogo como seria de esperar. Mais posse de bola, mais passes concretizados, a ocupar mais terreno que o seu adversário, mas, na realidade houve pouca objectividade na hora de atacar a baliza. Tiveram a primeira oportunidade de golo do desafio, aos 7' por Stancu. O problema é que se alguém fez por marcar nos primeiros quarenta e cinco minutos foi a Albânia. Aos 22' uma incrível perdida por Lenjani, de baliza aberta após assistência de Lila, depois Memushaj com excelente remate a pôr à prova Tătăruşanu, até que aos 43' aparece o golo por Sadiku, a premiar a selecção que mais procurou por este momento. Escrevia-se uma nova página no futebol albanês, o primeiro golo de sempre no Europeu!

 

A segunda parte começa com a alteração no meio campo romeno, Iordanescu colocou Lucian Sânmartean e o sentido do jogo não se alterou muito. A baliza de Berisha era o destino, mas, tal como no primeiro tempo, a eficácia era nula na hora de atirar para o fundo das redes da Albânia.

Os Albaneses passaram a jogar no risco, a partir para o contra ataque pelo seguro e na verdade voltaram a ter as melhores oportunidades. O aviso veio de Memushaj aos 62'.

Só a 15 minutos do fim aparece a melhor oportunidade da Roménia, Andone após uma incursão pela direita, entra na área e atira com estrondo à barra da baliza defendia por Berisha que não tinha hipóteses de defesa. Foi o canto do cisne!

A partir daí a Albânia esteve sempre no controlo do jogo e Mavraj podia ter arrumado a questão a 5 minutos do final de jogo.

 

A Roménia com a derrota de hoje pode fazer as malas, desiludiu num jogo que se esperava muito mais. A Albânia depois da vitória histórica terá que esperar pelos outros resultados dos diferentes grupos, não será fácil qualificar-se com 3 pontos e -2 golos de diferença. Mas, ainda é possível!

 

Homem do jogo: Ledian Memushaj